poética para mulheres fortes

“Poética para Mulheres Fortes” é uma obra poético-visual que traz 34 poemas gráficos sobre a mulher contemporânea, incluindo retratos poéticos de mulheres comuns em seu cotidiano, manifestos contra estereótipos e violências de gênero e reflexões sobre o papel da mulher na sociedade.

WhatsApp Image 2017-06-28 at 14.43.27Ilustração: Rafaela Félix.


A proposta desta série de poemas é fortalecer mulheres, no princípio da identificação simbólica. Todas as mulheres são poesia, todas as mulheres são fortes. Que nenhuma de nós se diminua perante nenhum poder instaurado pela sociedade. Que nenhuma de nós se fira, mutile, despedace em virtude de padrões abusivos. Que nenhuma de nós permita a destruição e morte através de influências externas. O nosso fortalecimento está garantido umas nas outras.


O projeto tem como objetivo retratar e questionar as principais violências de gênero que as mulheres vivenciam no seu cotidiano, bem como conscientizar as mulheres a respeito dos seus corpos e sua saúde mental, para que cada vez mais as mulheres possam buscar sua libertação e emancipação. Os poemas retratam mulheres e suas relações com o mundo, trazendo reflexões sobre autocuidado, prazer, relações abusivas, estereótipos de gênero, estigmas sociais, fé e sexualidade. Promover a consciência de gênero colabora para a melhora do bem estar social, na medida em que as mulheres passam a ter mais autonomia para fazer escolhas de vida mais saudáveis, buscando sua emancipação emocional diante das violências que as cercam no cotidiano.


Ouça: Mãe Terra | Sangria

úmidos

Conjunto de poemas erotizados que evocam o amor platônico como eixo central.

ph: Gabriella Zanardi

Leia: úmidos.

se essa rua fosse minha

Luíza não sabe tão bem o que quer fazer da vida, mas quando decide o que fazer não há nada que a impeça. Entre a impulsividade e a autossabotagem, ela não pensa duas vezes quando se trata de ferir as pessoas ao seu redor. Poderia ser mais uma história banal sobre um carnaval de rua, mas até onde vai o fel quando o diagnóstico é dado?

Leia um rascunho: se essa rua fosse minha

(re)fluxus

A coletânea “(re)fluxus” é composta de poemas escritos sob fluxo de consciência, uma técnica utilizada quando o compositor literário traz à tona palavras, pensamentos e sentimentos imediatos, sem racionalizar a estrutura textual. Junto a esta técnica, combinam-se o pessimismo, a putrefação, a melancolia, a ode à morte como aspectos metafóricos da depressão.

Leia: (re)fluxus.